quarta-feira, 30 de maio de 2012

Diretor cinematográfico Kaneto Shindo morre aos 100 anos de idade

O mundialmente famoso diretor cinematográfico japonês, Kaneto Shindo, morreu com a idade de 100 anos em Tóquio, na terça-feira.

Shindo é internacionalmente conhecido por tais filmes como "Crianças de Hiroshima" e "Ilha Nua". Três de seus filmes receberam o Grande Prêmio no Festival Internacional Cinematográfico de Moscou.

Nascido na província japonesa de Hiroshima, Shindo começou sua carreira como diretor artístico e roteirista. Em 1950 fundou a Sociedade de Filme Moderno, que promoveu produções cinematográficas independentes do Japão. Ele iniciou sua carreira como diretor com o filme intitulado " A História de uma Esposa Amada", em 1951, antes de ser condecorado por seus filmes "Onibaba" e "Kuroneko", na década de 1960.

Ele recebeu prêmios por seu filme "A Última Nota" e "Desejo de Viver", ambos retratando pessoas no processo de envelhecimento, e foi também condecorado com a Ordem da Cultura pelo governo japonês em 2002.

Seu último filme teve o título de "Cartão Postal" que se baseou nas experiências vividas durante a guerra, pelo exército imperial japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário