quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Equipe japonesa solicita primeiro teste clínico com o emprego de células iPS

Uma equipe de pesquisa japonesa que trabalha com células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) deu o primeiro passo para ajudar os portadores de uma doença da retina a recuperar a visão.

Na quarta-feira, a equipe deu entrada à solicitação para o primeiro teste clínico no mundo todo com o emprego de células iPS junto ao Hospital do Instituto de Inovação e Pesquisa Biomédica, em Kobe, no oeste do país. As células em questão têm o potencial de se transformar em quaisquer tipos de tecidos.

O grupo de pesquisa é liderado por Masayo Takahashi, do Instituto Riken de Kobe, e Yasuo Kurimoto, do Hospital do Instituto de Inovação e Pesquisa Biomédica. Os pesquisadores irão criar tecido da retina a partir de células iPS desenvolvidas por Shinya Yamanaka, coganhador do Prêmio Nobel de Medicina deste ano.

Posteriormente, eles vão transplantar o tecido para seis pacientes que sofrem de uma doença da retina conhecida como degeneração macular relacionada à idade, em uma tentativa de recuperar a visão deles.

Caso a solicitação seja aprovada tanto pelo hospital como pelo Ministério da Saúde do Japão, o trabalho de criação do tecido da retina a partir de células iPS começará já em abril do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário