sábado, 1 de setembro de 2012

Ministros da Apec prometem garantir estabilidade financeira

Os ministros das Finanças dos países participantes da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, ou Apec na sigla em inglês, prometeram garantir estabilidade financeira. A declaração surge ao mesmo tempo em que a região começa a sentir os impactos negativos da crise da dívida europeia.

O fórum da Apec, composto por 21 membros, realizou uma reunião ministerial em Moscou na quinta-feira. Em uma declaração conjunta, os ministros disseram que a economia mundial está muito incerta e que a situação na Europa está enfraquecendo o crescimento regional.

A declaração diz que membros da APEC estão comprometidos a apoiar o crescimento e a estabilidade financeira. Além disso, a declaração clama as nações que estão fortes em termos fiscais a adotar uma postura mais positiva em relação aos gastos de estímulo à economia.

Respostas fiscais e monetárias a desastres também estavam em pauta, à luz do desastre de 11 de março no Japão e das inundações na Tailândia no ano passado. A declaração reconheceu a importância de se estar preparado para a ocorrência de desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário