sábado, 1 de setembro de 2012

Japão quer levar a disputa territorial das ilhas Takeshima à CIJ

O Japão atualmente está se preparando para levar unilateralmente a disputa territorial com a Coreia do Sul à Corte Internacional de Justiça, CIJ. Ambos os países reivindicam soberania sobre as ilhas Takeshima, que ficam no Mar do Japão.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, visitou recentemente as ilhas, levando o governo japonês a buscar mediação internacional. Na quinta-feira, o governo sul-coreano rejeitou oficialmente uma proposta do Japão de levar o caso à CIJ conjuntamente.

O documento sul-coreano entregue a um diplomata japonês dizia que não existe disputa territorial a ser solucionada. O documento afirma ainda que as ilhas, denominadas Dokdo na Coreia do Sul, são parte inerente ao território do país.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba, disse que a Coreia do Sul não está conseguindo oferecer uma contraproposta substancial para resolver a questão. Funcionários do governo japonês planejam apresentar uma petição à CIJ em poucos meses. Eles apresentarão provas históricas de que as ilhas pertencem ao Japão.

Os juízes da CIJ não aceitarão o caso a menos que a Coreia do Sul concorde em levá-lo adiante. No entanto, o governo japonês espera ganhar apoio internacional com sua linha de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário