quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Site da ONU com relatos de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki é aberto na internet

As Nações Unidas disponibilizaram uma série de relatos dos sobreviventes da bomba atômica que vivem nas Américas do Norte, Central e do Sul. Os relatos estão disponíveis na internet com legendas em diferentes idiomas.

O projeto online foi organizado depois de um pedido feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para que os testemunhos dos sobreviventes da bomba atômica fossem preservados para as novas gerações. O pedido foi feito em 2010, quando Ban se tornou o primeiro secretário-geral das Nações Unidas a visitar as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

A ONU participou do projeto ao lado do cineasta japonês Shinpei Takeda. Ele gravou as histórias dos sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, que, mais tarde, passaram a viver nos Estados Unidos e em outros países das Américas do Sul e Central.

Doze pessoas são apresentadas no site em questão. Seus relatos estão disponíveis com legendas em português, japonês, chinês, árabe e sete outros idiomas.

Kaoru Ito, de 90 anos, que mora em São Paulo, afirma no site que somente aqueles que testemunharam a devastação provocada pelos bombardeios atômicos podem compreender realmente como as armas nucleares são maléficas.

Ito diz ter sentido necessidade de compartilhar sua história com os jovens, para que as futuras gerações não se esqueçam do perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário