quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Premiê japonês tenciona se encontrar com manifestantes que são contra o uso de energia nuclear

O governo japonês está considerando realizar um encontro entre o premiê Yoshihiko Noda e civis que protestam contra o uso de energia nuclear.

O governo aparentemente espera que o encontro sirva de oportunidade para que Noda ouça diretamente a opinião dos manifestantes e também explique a política do governo que tem a finalidade de reduzir a dependência da energia nuclear promovendo a energia renovável.

A decisão foi tomada em meio à difusão de protestos antinucleares no país. Em Tóquio, manifestações semanais em frente à residência oficial do premiê passaram a ter um maior número de participantes, depois de um reator da usina nuclear de Ooi, na província de Fukui, ter sido reativado no mês passado. Os organizadores vêm realizando manifestações desde março, principalmente às sextas-feiras.

Na terça-feira, um grupo multipartidário de legisladores que apoiam o abandono da utilização de usinas de energia nuclear se encontrou com membros de um grupo civil que organiza as manifestações semanais em Tóquio. O ex-premiê Naoto Kan disse no encontro que ele vai tentar agendar uma reunião entre o grupo e o premiê Noda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário