quinta-feira, 19 de julho de 2012

Segundo reator da usina nuclear de Ooi atinge estado de criticalidade

O segundo reator nuclear religado no Japão desde o acidente em Fukushima, ocorrido no ano passado, atingiu o estado de criticalidade.

A Companhia de Energia Elétrica de Kansai afirmou que o reator 4 da usina nuclear de Ooi iniciou sua reação em cadeia autosustentável na manhã de quinta-feira. O reator 3, por sua vez, tem operado em sua capacidade máxima nos últimos dez dias.

Na noite de quarta-feira, o vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Seishu Makino, supervisionou o religamento do reator 4. Anteriormente, ele havia feito o mesmo em relação ao reator 3 da usina nuclear de Ooi.

Segundo a Companhia de Energia Elétrica de Kansai, o reator 4 passará a gerar eletricidade no sábado e estará operando em plena capacidade na quarta-feira da próxima semana, se tudo ocorrer conforme o planejado.

Com os dois reatores em operação, o governo japonês planeja revisar suas metas de economia de energia para o atual verão nas áreas adjacentes, incluindo a possível suspensão de restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário