quinta-feira, 19 de julho de 2012

Força Marítima de Autodefesa do Japão participa de simulação de tsunami com EUA e Austrália

A Força Marítima de Autodefesa do Japão participou de uma simulação de tsunami ao lado de tropas dos Estados Unidos e da Austrália, ao largo da costa do Havaí.

A simulação - que é a primeira do gênero - ocorreu na quarta-feira, como parte dos Exercícios Bienais da Bacia do Pacífico (Rimpac) liderados pelos Estados Unidos.

Mergulhadores dos três países trabalharam em conjunto para procurar por soldados que desempenhavam o papel de civis levados por um tsunami. Eles transportaram os "sobreviventes" de bote até uma embarcação da Força Marítima de Autodefesa do Japão, além de prestar primeiros socorros.

Os exercícios multinacionais tiveram início em 1971. Recentemente, os Estados Unidos têm dado ênfase à ajuda humanitária e ao auxílio em desastres naturais para encorajar a participação de mais países.

Um número recorde de 22 nações fazem parte dos exercícios deste ano. Entre elas estão a Rússia e a Índia, em sua primeira participação. A China, por sua vez, ficou de fora.

Segundo observadores, a mais recente Rimpac tem, em parte, o objetivo de monitorar as atividades da China na região Ásia-Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário