quinta-feira, 19 de julho de 2012

Governo japonês concorda com aumento do preço da eletricidade em 8,47%

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) conseguiu a permissão do governo japonês para aumentar o preço da eletricidade para domicílios em 8,47% a partir de primeiro de setembro.

O governo japonês concordou com o aumento depois de ter recusado a solicitação inicial da Tepco de um aumento de 10,28%.

A Tepco deseja elevar o preço da eletricidade para cobrir os custos elevados do acidente em sua usina nuclear Fukushima 1, em 2011.

A companhia também precisa pagar o combustível usado em suas usinas termoelétricas, pois quase todas as usinas nucleares do Japão estão atualmente desativadas.

A fim de diminuir a margem de aumento, o governo havia solicitado à Tepco que cortasse os salários de seu pessoal de nível gerencial em 31% em relação aos níveis que predominavam antes da ocorrência do acidente. Também pediu-se que a companhia cortasse gastos com compras de equipamentos, adotando procedimentos de licitação mais competitivos.

O ministro da Indústria, Yukio Edano, disse que depois de a Tepco ter revisado sua solicitação original de aumento dos preços conforme as novas diretrizes do governo, ele vai aprovar o aumento até o final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário