quinta-feira, 19 de julho de 2012

O leão asiático e os esforços de preservação da espécie

O leão asiático já chegou a habitar regiões do Mediterrâneo até a Índia. No entanto, a população diminuiu devido à caça esportiva em séculos anteriores. A perda de habitat causada pela derrubada de florestas para a extração de madeira também é responsável pela queda. Hoje, o leão asiático é uma espécie ameaçada e esforços estão sendo feitos para salvá-lo da extinção. Nesta edição do Comentário, pedimos que Mike Pandey, ambientalista indiano e cineasta especializado em vida selvagem, nos fale um pouco a respeito da questão.

Perguntamos ao comentarista como está a situação atual do leão asiático.

Mike Pandey diz que o leão asiático pode ser encontrado apenas na floresta de Gir, que fica no estado de Gujarat, na Índia. Houve um tempo no qual ele era visto em toda a Índia, antes da caça predatória. Na época da Independência, em 1947, havia apenas 16 leões no país. Esforços subsequentes foram feitos para a preservação da espécie. Estima-se que hoje existam cerca de 350 leões vivendo livremente na floresta de Gir.

Hoje existe um novo tipo de desafio. O problema atual é o conflito entre o homem e o animal e a concentração deste leão num único lugar. Se houver uma epidemia de alguma doença como a peste bovina, toda a população será exterminada. Portanto, a necessidade atual é relocar os animais para outras florestas.

Outro problema é causado pelo grande número de animais mortos em estado de decomposição que estão espalhados nesta floresta. Eles podem ser uma fonte de doenças fatais como a pústula malígna ou mesmo febre aftosa entre outros animais.

Todos estes fatores fazem com que estes animais tenham que ser urgentemente relocados. Contudo, existe uma grande relutância do governo de Gujarat no tocante à relocação, uma vez que o leão sempre foi um símbolo do orgulho local, e também porque um grande número de turistas visita Gujarat todos os anos para ver os leões.

É importante perceber que os animais que vivem em nosso planeta são filhos da Mãe Terra. Estes animais não são propriedade exclusiva de nenhum Estado. Estando na ponta da cadeia alimentar, animais predadores funcionam como equilibradores do meio-ambiente. De maneira global, cada país ou região possui sua própria parcela de animais predadores e a necessidade agora é protegê-los a fim de restaurar o equilíbrio da natureza.

Este foi o Comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário