terça-feira, 31 de julho de 2012

Relatório do Ministério da Defesa do Japão sugere reforço da aliança Japão-Estados Unidos

O relatório do setor da defesa do Japão relativo ao ano de 2012 apontou novamente que a China está reforçando o seu setor militar e enfatizou a importância da aliança Japão-Estados Unidos.

Sem mudanças em relação ao ano passado, o relatório do Ministério da Defesa foi apresentado ao Gabinete do Japão na terça-feira. O documento trata principalmente das atividades militares dos vizinhos do Japão.

O relatório indica que o orçamento da China na área da defesa cresceu 30 vezes nos últimos 24 anos.

Consta no documento que a China provavelmente expandirá suas atividades marítimas, fazendo observações em relação ao envio, pela China, de embarcações ao Oceano Pacífico e ao aumento no que se denominam atividades de monitoramento nas proximidades do Japão.

Também consta no documento um alerta para a necessidade de vigiar de perto a Coreia do Norte. O relatório diz que a Coreia do Norte pode estar desenvolvendo armas nucleares com urânio altamente enriquecido e que muito provavelmente continuará a conduzir testes de mísseis. Em abril, a Coreia do Norte fracassou no lançamento do que disse ser um satélite, mas acredita-se ser um míssil.

Em meio a mudanças na estratégia de defesa norte-americana para a região Ásia-Pacífio, o relatório diz que o Japão procurará aprofundar e desenvolver mais sua aliança de segurança com os Estados Unidos de modo que esta se adapte ao novo contexto envolvendo a segurança na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário