terça-feira, 31 de julho de 2012

A nova estratégia do Japão para revigorar a economia nacional

O governo japonês anunciou segunda-feira uma nova estratégia para revigorar a economia nacional. O plano prevê a concentração de gastos públicos em três áreas: a energética; a de atendimento médico-hospitalar e previdência; e a de agricultura, silvicultura e pesca. Pelo plano, paralelamente a esforços exaustivos para a reconstrução pós-catástrofe e pós-acidente nuclear, o governo pretende alcançar, até o ano fiscal de 2020, um crescimento médio de 2% do Produto Interno Bruto, descontada a variação de preços, o equivalente a um crescimento nominal de 3% do PIB.

Neste Comentário, uma entrevista em que o professor Takao Komine, da Escola de Pós-Graduação da Universidade Hosei, fala do que chama de "firme estratégia do governo japonês para revigorar a economia nacional".

- Por que o governo do Japão escolheu esta ocasião para anunciar a estratégia que tem por objetivo revigorar a economia nacional?

"Tem se dito que o saneamento fiscal e o crescimento econômico são as duas molas mestras para revigorar a economia. Muito se tem discutido a respeito de saneamento fiscal, sem se dar contudo a atenção devida ao crescimento econômico. Desta vez o governo japonês definiu assim medidas para estimular o crescimento econômico."

- Quais são as características da nova estratégia?

"No que diz respeito ao crescimento, a estratégia nacional tem sido revisada alterada toda vez em que ocorrem as frequentes mudanças de primeiro-ministro no Japão. Em ocasiões anteriores, a estratégia anunciada havia sido mais propriamente um slogan, mas desta vez o governo japonês compôs um elenco de medidas que poderão ser efetivamente executadas."

"Estratégias de crescimento no passado cobriam em geral inúmeras questões, mas a estratégia recém anunciada limita-se às três áreas: a energético; a de atendimento médico-hospitalar e previdência; e a de agricultura, silvicultura e pesca. Esta é uma das principais características do novo plano. Vale notar particularmente o setor de atendimento médico-hospitalar e previdência. Está em franco crescimento a proporção de idosos na sociedade japonesa. Como o Japão dispõe de uma robótica avançada, é de se prever que a promoção do uso da tecnologia de robôs na prestação de cuidados a idosos e deficientes venha a criar novas demandas de mercado."

- Qual seria o fator-chave para levar o plano à prática?

"Para revigorar a economia nacional, o setor privado terá eventualmente que tomar iniciativas capazes, entre outras coisas, de gerar empregos e aumentar a demanda. O governo nacional precisa assumir como seu o papel de desenvolver um ambiente propício à execução das medidas pelo setor privado."

Um comentário: