quarta-feira, 25 de julho de 2012

Japão registra déficit comercial recorde no primeiro semestre do ano

O Japão registrou um déficit comercial recorde no primeiro semestre deste ano. Isso ocorre em meio à morosidade no crescimento das exportações, causada pela desaceleração econômica global e pelo disparo nas importações de gás natural para suprir as usinas de energia térmica do país.

Na quarta-feira, o Ministério das Finanças divulgou um relatório preliminar, segundo o qual o déficit comercial no período de janeiro a junho foi de cerca de 37 bilhões de dólares. Trata-se de um valor recorde para o período, desde que dados nesse sentido se tornaram disponíveis em 1979.

As exportações atingiram cerca de 417 bilhões de dólares, ou seja, com um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve um crescimento nas exportações de automóveis para os Estados Unidos e outros países, mas a demanda por produtos como componentes eletrônicos registrou queda.

Já as importações subiram 7,4%, atingindo cerca de 454 bilhões de dólares. A alta nos preços do petróleo bruto contribuiu para esse quadro.

Segundo o Ministério das Finanças, o impacto das tendências econômicas mundiais sobre as exportações do Japão será monitorado de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário