quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cientistas podem ter descoberto a partícula bóson de Higgs

Um grupo internacional de cientistas, que inclui pesquisadores japoneses e europeus, anunciou ter encontrado uma partícula subatômica que pode a ser a bóson de Higgs, que tem sido procurada por muito tempo. O grupo trabalha com uma teoria que sugere que tal partícula provê massa a toda a matéria.

O grupo vinha buscando encontrar a partícula bóson de Higgs no centro de pesquisas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear em Genebra, na Suíça, desde 2008. Os cientistas afirmaram, durante uma coletiva de imprensa realizada no centro na quarta-feira, que eles provavelmente observaram a partícula, julgando pelas suas características.

A bóson de Higgs, cuja hipótese de existência foi levantada pelo físico britânico Peter Higgs em 1964, é a última peça que ajudaria os físicos a explicarem a formação do universo.

As outras 16 partículas subatômicas cuja possibilidade de existência havia sido levantada a partir da década de 1960 de acordo com o modelo padrão da física já foram descobertas.

Espera-se que a descoberta da bóson de Higgs, também conhecida como "partícula de Deus", dê uma importante pista para a compreensão das origens do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário