quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ativistas de Taiwan entram em águas territoriais japonesas

A Guarda Costeira do Japão declarou que um barco pesqueiro com ativistas taiwaneses entrou em águas territoriais japonesas, nas proximidades das Ilhas Senkaku, na região do Mar Oriental da China. Tanto Taiwan como a China reivindicam soberania destas ilhas japonesas.

Um navio de patrulha da Guarda Costeira japonesa confirmou que o barco de pesca ingressou em território japonês logo depois das 7 horas da manhã de quarta-feira. Funcionários da Guarda Costeira alertaram, repetidas vezes, para que o barco se retirasse da área. Foi confirmado que o barco se retirou da área por volta do meio-dia.

Quatro barcos da patrulha taiwanesa acompanhavam o barco de pesca. Eles também penetraram no território japonês mas partiram juntamente com o barco pesqueiro. Um dos barcos de patrulha exibia uma mensagem em seu quadro eletrônico de mensagens afirmando que ditas águas fazem parte do território de Taiwan.

A chancelaria japonesa expressou imediatamente protesto às autoridades taiwanesas, afirmando que lamentava que o barco taiwanês tivesse invadido águas territoriais japonesas e solicitou que medidas fossem tomadas para evitar uma recorrência de tal incidente.

A Guarda Costeira do Japão afirma que esta foi a primeira vez que ativistas taiwaneses ingressaram em águas territoriais do Japão, desde junho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário