sexta-feira, 8 de junho de 2012

Secretário-geral da ONU vai propor novas opções para solução dos problemas na Síria

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que vai propor várias novas opções ao Conselho de Segurança, para ajudar a terminar com a violência na Síria.

Ban disse à imprensa, na quinta-feira, que o governo do presidente Bashar al-Assad não mostra sinais de cumprir os termos do plano de cessar-fogo aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ele disse que vai emitir em breve novas opções. Contudo, se recusou a entrar em detalhes. Acrescentou ainda que as Nações Unidas necessitam adotar uma ação.

Observadores dizem que tal ação poderá incluir sanções mais severas contra a Síria, conforme solicitado pelos Estados Unidos e pelos países europeus.
Contudo, a Rússia e China permanecem contra a emissão de novas sanções contra o governo de Assad. Esta divisão de opiniões faz com que o Conselho de Segurança da ONU tenha pouca margem para adoção de medidas adicionais.

Ban indicou que a reunião do Grupo dos 20, programada para ter início no dia 18 de junho no México, poderá prover uma boa oportunidade para discussão da situação na Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário