segunda-feira, 25 de junho de 2012

Legisladores do partido governista do Japão opõem-se a projeto de aumento do imposto sobre consumo

Ichiro Ozawa, ex-líder do partido governista do Japão, o Partido Democrata, insinuou que ele deixaria a sigla com vistas a formar um novo partido após votar contra projetos de lei controversos na câmara baixa do Parlamento na terça-feira.

Apoiadores de Ozawa, uma das figuras mais influentes do partido, anunciaram sua oposição aos projetos, dentre os quais está o projeto de aumentar o imposto sobre o consumo. Mais de 50 legisladores do Partido Democrata estão para votar contra os projetos.

O Partido Democrata e seu parceiro de coalizão, o Novo Partido Popular, perderiam sua maioria na câmara de 480 assentos se 53 ou mais democratas deixarem o partido. Se os democratas perderem 54 representantes ou mais, a câmara baixa poderia aprovar um voto de não-confiança contra o gabinete do Japão.

Os projetos controversos provavelmente esvaziarão a câmara baixa, tendo em consideração o apoio dos dois principais partidos de oposição, o Partido Liberal Democrático e o Partido Komei. Analistas estão observando de perto o número de dissidentes que poderia deixar o Partido Democrata.

Um comentário: