segunda-feira, 25 de junho de 2012

Frutos do mar capturados ao longo da costa de Fukushima voltam ao mercado

Frutos do mar capturados ao longo da costa da província de Fukushima começaram a ser vendidos no varejo local na segunda-feira. Esta é a primeira vez que os produtos são vendidos desde o acidente nuclear do ano passado.

Um tipo de mexilhão e dois de polvo capturados perto da cidade de Soma estão sendo vendidos num mercado local. Tais frutos do mar também podem ser comprados na cidade de Fukushima.

As vendas foram aprovadas após a associação pesqueira da província ter feito um exame que não revelou níveis perigosos de radiação nos produtos. No entanto, os preços no varejo representam apenas aproximadamente 70% daqueles de antes do acidente. De qualquer modo, os compradores estão satisfeitos com a volta dos pescados locais ao mercado.

Um vendedor de um supermercado na cidade de Soma disse estar feliz por contribuir com a tão esperada volta do mercado de pescados de Fukushima. Ele disse que os frutos do mar que estão sendo ofertados são seguros, já que passam por testes de radiação duas vezes. O primeiro teste é realizado pelas cooperativas pesqueiras, ao passo que o segundo é feito pelo próprio estabelecimento.

Um comentário: