segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conselho de Auditoria do Japão vai investigar a Tepco

O Conselho de Auditoria do Japão vai avaliar as atividades da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), que é a operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1. A Tepco está recebendo uma grande injeção de fundos públicos.

Essa é uma rara atuação por parte do conselho, que normalmente apenas investiga entidades governamentais ou mistas. No entanto, a Tepco será colocada temporariamente sob controle estatal depois da injeção de fundos públicos. O governo vai passar a controlar mais de 50% dos direitos de voto da companhia.

O governo reservou 30 bilhões de dólares em assistência financeira para ajudar a Tepco a pagar compensações às vítimas do acidente nuclear do ano passado. Além disso, o governo também vai fornecer aproximadamente 12,5 bilhões de dólares em fundos públicos para auxiliar a companhia de energia a equilibrar as suas contas.

No mês passado, a Tepco anunciou que cortaria mais de 41 bilhões de dólares em custos até o fim do ano fiscal de 2021, em concordância com medidas aprovadas pelo governo. O Conselho de Auditoria vai avaliar se a Tepco está cumprindo suas obrigações de acordo com o plano.

Um comentário: