segunda-feira, 25 de junho de 2012

Governador da província japonesa de Wakayama se opõe a treinamentos com aeronaves Osprey sobre seu território

Yoshinobu Nisaka, governador da província japonesa de Wakayama, oeste do Japão, declarou ser contra um plano das forças armadas dos Estados Unidos de conduzir voos de treinamento sobre sua província com a aeronave Osprey, uma nova e controversa aeronave norte-americana.

O corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos planeja transferir as aeronaves de transporte MV22 Osprey para a sua base aérea de Futenma, que fica em Okinawa, extremo sul do Japão. Mas um relatório publicado neste mês mostra que o corpo de fuzileiros navais planeja conduzir voos de treinamento com a aeronave em 6 rotas no Japão além de Okinawa.

Na segunda-feira, em uma assembleia provincial, Nisaka demonstrou sua oposição ao plano de treinamento. O governador disse que há questões relacionadas aos ruídos que poderiam ser emitidos pelas aeronaves e à falta de explicações sobre a necessidade de as rotas de voo estarem sobre Wakayama.

A oposição à transferência das aeronaves Osprey tem crescido no Japão devido aos acidentes fatais em que estas estiveram envolvidas em outras partes do mundo.

Um comentário: