quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo japonês pede desculpas por não ter divulgado mapas de radiação em Fukushima

Funcionários do governo japonês pediram desculpas às comunidades em torno da usina nuclear Fukushima 1 por não terem divulgado mapas exibindo as áreas tidas como perigosas devido à radiação. Os mapas em questão foram fornecidos pelos Estados Unidos imediatamente após o início do desastre nuclear do ano passado.

Na quinta-feira, funcionários da Agência de Segurança Nuclear e Industrial pediram desculpas ao prefeito do vilarejo de Kawauchi, Yuko Endo. Todos os moradores locais foram forçados a deixar suas casas depois que o governo designou o vilarejo como uma zona de exclusão.

Segundo um dos funcionários da agência, um painel governamental que investiga o desastre chegou à conclusão de que as autoridades não respeitaram a vida e a dignidade da população local. O funcionário desculpou-se pela falha e acrescentou que o painel reiterou a importância da divulgação de informações.

O prefeito Endo, por sua vez, declarou que, caso o vilarejo tivesse recebido as informações, os moradores locais poderiam ter evitado se refugiar em locais com altos níveis de radiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário