segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Seis aviões Osprey chegam à base americana de Futenma

Seis aviões americanos de transporte militar Osprey chegaram a uma base da Província de Okinawa, do sul do Japão. Eles são parte de um total de 12 aeronaves que passarão a integrar a frota da base.

Os aviões partiram na manhã de segunda-feira em formação de pares de outra base dos Estados Unidos da cidade de Iwakuni, da Província de Yamaguchi, da região oeste do Japão. Chegaram antes do meio-dia à Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais americano, em Okinawa.

A frota de aeronaves Osprey ficou temporariamente estacionada na base de Iwakuni, onde passou por inspeções de manutenção. As Forças Armadas dos Estados Unidos planejam deslocar para Okinawa os restantes seis Osprey na terça-feira ou depois. O objetivo é iniciar a utilização plena dos aviões antes do fim de outubro.

Há uma grande rejeição ao uso das aeronaves em Okinawa, visto que os Osprey estiveram envolvidos em uma série de acidentes fora do Japão. O governador da província, Hirokazu Nakaima, reconhece a autoridade dos Estados Unidos em decidir pelo uso dos Osprey, mas ressalta que a população de Okinawa não considera os aviões seguros.

Em antecipação ao seu emprego, os governos do Japão e dos Estados Unidos decidiram tomar medidas para garantir a segurança dos voos das aeronaves. As medidas incluem evitar voos sobre áreas densamente habitadas em torno da Base de Futenma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário