segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Povo de Okinawa reage negativamente ao posicionamento do Osprey

O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, expressou profundo pesar horas antes da chegada dos aviões de transporte americanos Osprey para serem posicionados na província.

Nakaima afirmou ter ficado sem palavras quando o governo central decidiu pelo posicionamento das aeronaves, sem antes ter solucionado as inquietações do povo okinawano. Segundo o governador, como alguém seria capaz de aprovar o posicionamento de um avião que pode cair sobre as pessoas a qualquer momento.

Um ruidoso protesto ocorreu nas proximidades da base aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, após a chegada dos Osprey ao local. Na manhã de segunda-feira, prefeitos e grupos de cidadãos locais começaram a protestar do lado de fora da base, na cidade de Ginowan. O número de manifestantes havia ultrapassado 300 até o meio-dia.

Tão logo foram informados de que as duas primeiras aeronaves haviam pousado na base aérea, todos os manifestantes se levantaram, ergueram os punhos e bradaram: "Não ao Osprey em Okinawa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário