quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Prefeito de Hiroshima planeja conclamar o governo central a elaborar nova política energética

O prefeito de Hiroshima planeja conclamar o governo central do Japão a elaborar rapidamente uma nova política energética que proteja a vida do povo.

Numa coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, Kazumi Matsui anunciou o esboço de uma declaração de paz que ele deverá emitir durante uma cerimônia, no dia 6 de agosto, marcando o sexagésimo sétimo ano do bombardeio atômico a Hiroshima.

O prefeito disse que vai se referir outra vez ao acidente nuclear ocorrido no nordeste do Japão no ano passado, na região de Fukushima. Ele acrescentou que as pessoas afetadas pelo acidente o fazem lembrar dos sobreviventes do bombardeio atômico contra Hiroshima e de que os corações dos residentes de sua cidade o apoiam.

Matsui disse ainda que não vai mencionar sua posição sobre a energia nuclear. No entanto, esclareceu que os debates nacionais sobre a política energética do Japão continuam.

O anúncio surge depois que o prefeito da cidade de Nagasaki disse que, na declaração de paz a ser emitida neste ano, ele vai conclamar o governo central a fixar uma política substancial sobre a energia renovável, que é uma alternativa à energia nuclear.

Nagasaki vai marcar mais um ano do bombardeio atômico contra a cidade, ocorrido em 1945, no dia 9 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário