quarta-feira, 1 de agosto de 2012

China critica relatório de defesa do Japão

A China afirmou que as críticas do governo japonês a respeito de suas atividades de defesa não possuem fundamento.

O relatório do setor de defesa do Japão relativo ao ano de 2012, que foi divulgado na terça-feira, informa que o orçamento de defesa da China aumentou aproximadamente 30 vezes nos últimos 24 anos. O documento também manifesta receios de que a China estaria expandindo suas atividades marítimas.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, afirmou que o Japão critica o que seria o desenvolvimento normal da defesa nacional e das atividades militares da China. Ele acrescentou que o Japão fez comentários a respeito de assuntos internos daquele país.

O porta-voz disse que a China está profundamente insatisfeita com o relatório de defesa do Japão e, por isso, protestou contra o país.

Ele também afirmou que, em anos recentes, o Japão tem expandido seu poderio militar e fortalecido alianças com outros países com base em variadas alegações.

Na quarta-feira, a agência estatal de notícias da China, Xinhua, publicou um comentário com fortes críticas ao Japão por ter chamado a atenção àquilo que classificou como ameaças a partir da China. O comentário sugere que as reclamações do Japão não somente têm como base o pensamento do período da Guerra Fria mas também são pouco favoráveis para a manutenção da estabilidade regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário