quinta-feira, 5 de julho de 2012

Relatório atribui acidente nuclear de Fukushima a fatores humanos

Um painel de especialistas designado pelo Parlamento japonês divulgou um relatório sobre o acidente na usina nuclear Fukushima 1, chamando-o de "um desastre obviamente provocado pelo homem".

O painel, formado em dezembro do ano passado, submeteu o documento com mais de 600 páginas a ambas as Câmaras do Parlamento na quinta-feira.

Segundo o relatório, houve uma série de oportunidades em anos anteriores quando medidas poderiam ter sido adotadas para se evitar o desastre.

Negligência e inação tanto por parte dos órgãos reguladores do governo como da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio - a operadora de Fukushima 1 - fizeram com que a central geradora permanecesse despreparada para lidar com o terremoto e tsunami.

O documento diz ainda que o Escritório do Primeiro-ministro interviu no trabalho de emergência na usina, provocando uma quebra de comando nas primeiras horas - tidas como críticas - que se seguiram ao acidente.

O relatório recomenda a criação de um comitê permanente do Parlamento para supervisionar o trabalho das autoridades reguladoras nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário