quinta-feira, 5 de julho de 2012

Painel de investigação da crise nuclear do Japão pede revisão dos procedimentos de gerenciamento da crise

Um painel de investigação do parlamento japonês encarregado da crise nuclear de Fukushima pediu uma revisão do gerenciamento de crise realizado pelo governo, incluindo a cadeia de comando.

Em seu relatório apresentado na quinta-feira, o painel de especialistas disse que o mal gerenciamento da crise pelo gabinete do primeiro-ministro e pela autoridade reguladora nuclear resultou em confusão quando da retirada dos residentes da região afetada no ano passado.

O painel disse que o governo não conseguiu aconselhar devidamente os residentes próximos à usina Fukushima 1 sobre a gravidade do acidente e sobre como eles deveriam deixar a área.

O relatório diz que a falha de comunicação aumentou a confusão e frustrou as pessoas afetadas. O painel também denunciou o governo por criar uma zona voluntária de evacuação que se estendia por um raio de 20 a 30 quilômetros da usina.

O relatório afirma que o governo abandonou sua responsabilidade de proteger a vida e a segurança de sua população ao deixar a decisão aos residentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário