terça-feira, 10 de julho de 2012

Perspectivas da eleição presidencial na Coreia do Sul

Hoje, Tadashi Ideishi, comentarista da NHK, nos fala sobre as perspectivas da eleição presidencial da Coreia do Sul. Pedimos que ele falasse a respeito de Park Geun-hye.

O comentarista diz que Park Geun-hye pretende ser a primeira mulher a ocupar a Presidência da Coreia do Sul. Normalmente, ela é de poucas palavras, mas possui forte liderança e carisma. Ela é conhecida como a "Joana D'Arc da Coreia do Sul", sendo popular não somente entre os conservadores mas também entre uma ampla gama de pessoas. Dizem que ela seguramente ganharia a eleição se esta fosse realizada neste momento.

Quanto a dizer que Park Geun-hye será a nova presidente da Coreia do Sul, é preciso considerar que as coisas não acontecem tão facilmente na política sul-coreana. Pode-se dizer que dois acontecimentos estão por vir. A candidata dos conservadores provavelmente será Park Geun-hye, mas tudo será definido numa eleição preliminar em agosto. Quanto ao bloco reformista, apareceu um número de candidatos ligados ao ex-presidente Roh Moo-hyun, e um único candidato deverá ser escolhido numa eleição preliminar em setembro. Contudo, há o fator volúvel, ou seja, a possibilidade de candidatos não afiliados a nenhum partido político se candidatarem à presidência do país. Se o empresário Ahn Cheol-soo, conhecido como o "Bill Gates da Coreia do Sul", decidir concorrer na eleição e conquistar os votos dos indecisos, a composição conservadores contra reformistas seria mudada de maneira drástica. Mas, por enquanto, ele ainda não deixou claro se iria ou não se candidatar.

Na eleição presidencial de dezembro, as atenções se concentram obviamente na questão de quem vai ser o novo presidente, mas principalmente no que isto iria mudar e de que maneira. Na Coreia do Sul, quando há uma troca de presidente, as mudanças são tão grandes como se o país se transformasse numa outra nação. Mesmo que a administração conservadora continue, suas medidas e operações administrativas deverão mudar bastante em relação ao governo atual.

Este foi o Comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário