terça-feira, 10 de julho de 2012

Asean discute crise do crédito europeu com Japão, China e Coreia do Sul

Chanceleres dos países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, além de Japão, China e Coreia do Sul concordaram em implementar rapidamente medidas para evitar que os problemas da dívida da Europa afetem seriamente a região asiática.

Uma conferência de chanceleres de 13 países, ou seja os membros da Asean, além do Japão, China e Coreia do Sul, foi realizada em Phnom Penh, capital do Camboja, na terça-feira. O vice-chanceler japonês Tsuyoshi Yamaguchi representou o Japão.

O tema principal foi como lidar com os problemas da dívida da Europa, e eles concordaram em implementar rapidamente o acordo concluído na reunião dos ministros das Finanças das 13 nações, realizada em maio deste ano. Segundo o acordo, eles deverão criar um novo sistema para os empréstimos existentes, usando as reservas de moeda estrangeira de cada país de maneira preventiva, mesmo antes que um dos países seja atingido por uma crise de sua moeda ou que títulos estatais caiam de valor. Além disso eles deverão fortalecer o sistema para países emprestarem dinheiro uns aos outros para evitar flutuações em suas moedas.

Enquanto isto, o chanceler chinês Yang Jiechi se encontrou separadamente com o premiê Hun Sen, e com o chanceler Hor Nam Hong do Camboja, país que preside a conferência, para discutir a questão territorial envolvendo ilhas no Mar do Sul da China. Eles teriam discutido a criação de regras para a solução pacífica da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário