sábado, 14 de julho de 2012

Governo japonês sob pressão quanto ao uso de aeronave militar Osprey

O governo do premiê japonês, Yoshihiko Noda, está sob pressão sobre o uso dos aviões de transporte militar Osprey na Base Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais Americanos, em Okinawa, ao sul do Japão.

As aeronaves Osprey sofreram uma série de acidentes durante o processo de desenvolvimento. Também, depois que começaram a ser utilizadas, as aeronaves caíram no Afeganistão há 2 anos, no Marrocos no mês de abril, e na Flórida, em junho deste ano.

O chefe de políticas do governista Partido Democrata, Seiji Maehara, pediu uma revisão do plano. Ele afirmou, na sexta-feira, que se a aeronave vier ao Japão sem uma revisão e algo inesperado acontecer, a base dos acordos de segurança será abalada.

A província de Okinawa e a cidade de Ginowan, onde está localizada a base de Futenma, pedem que o uso das referidas aeronaves seja cancelado. Dizem que a aprovação depende da confirmação da segurança do avião.

Contudo, as forças americanas planejam transportar, em 10 dias, 12 aviões Osprey para a base aérea de Iwakuni, província de Yamaguchi, na região oeste do Japão, para manutenção e testes de voo. A esquadrilha deve ser enviada para Futenma, em Okinawa, e entrar em operação plena no início de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário