sábado, 14 de julho de 2012

China endurece posição em relação a disputas territoriais

A China está endurecendo sua posição em relação a disputas territoriais com o Japão envolvendo as Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, e com outros países do sudeste asiático no que se refere a ilhas no Mar da China Meridional.

O jornal oficial do Partido Comunista da China, o Diário do Povo, divulgou na sua edição de sexta-feira a intenção do governo japonês de nacionalizar as Ilhas Senkaku. Segundo o jornal, a China não vai ceder nem meio passo em relação à questão, que possa afetar os interesses primordiais do país.

A China dificilmente usa a expressão "interesses primordiais da China" para se referir às Ilhas Senkaku. O termo era usado principalmente para discutir Taiwan, Tibete e outros assuntos que possam ameaçar o regime de partido único.

Já a questão das disputas de ilhas no Mar da China Meridional entre a China, Filipinas e Vietnã foi discutida na segunda-feira, durante a reunião de chanceleres da Associação das Nações do Sudeste Asiático. Mas houve divergência entre delegações das Filipinas e do Camboja, uma vez que o lado cambojano mantém laços econômicos estreitos com a China. As diferenças de opinião não permitiram que os ministros da Asean, que participaram do encontro, adotassem uma declaração conjunta.

Nesta situação pouco comum, 30 barcos pesqueiros deixaram na quinta-feira a Ilha de Hainan, no sul da China, rumo às disputadas Ilhas Spratly, no Mar da China Meridional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário