segunda-feira, 23 de julho de 2012

Considerações sobre a chegada das aeronaves Osprey à base japonesa de Iwakuni

No Comentário de hoje, conversamos com o jornalista da NHK Toshio Shimada a respeito das aeronaves Osprey, que chegaram à base aérea dos Estados Unidos em Iwakuni.

Perguntamos a ele por que essas aeronaves de hélices basculantes foram levadas a Iwakuni antes de serem posicionadas em Okinawa, no sul do Japão.

Ele diz que o primeiro objetivo é realizar voos de teste com as aeronaves Osprey antes de seu posicionamento na base aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Okinawa. Durante um período de 2 anos, o Corpo de Fuzileiros Navais busca substituir, pelas aeronaves Osprey, os helicópteros de transporte CH-46, hoje em uso, mas que estão relativamente ultrapassados. Planeja-se que os voos de teste com as aeronaves que chegaram a Iwakuni sejam realizados em áreas amplas, como sobre o Mar interior de Seto, localizado em frente à base de Iwakuni. Espera-se que as aeronaves sejam deslocadas para a base aérea de Futenma em outubro, depois de realizados os testes.

Sabe-se que tais aeronaves têm se envolvido em acidentes. Perguntamos ao comentarista quais seriam os passos que o governo japonês estaria tomando para garantir a segurança desse tipo de avião.

E ele diz que, à luz do acordo de segurança entre os EUA e o Japão, o governo japonês não possui alternativa a não ser aceitar o plano americano de empregar as aeronaves de transporte do tipo Osprey. No entanto, espera-se que o Japão exija dos EUA a garantia de segurança das aeronaves. O ministro japonês da Defesa, Satoshi Morimoto, estaria tomando medidas nesse sentido. Depois que os EUA anunciarem, possivelmente entre julho e agosto, os resultados de investigações sobre dois acidentes ocorridos neste ano envolvendo a aeronave, o Japão planeja enviar uma equipe de especialistas aos EUA para receber informações detalhadas sobre os relatórios. De acordo com o plano, a equipe também deve inspecionar a linha de produção da fabricante americana das aeronaves Osprey, com o intuito de avaliar como elas estão sendo produzidas.

No entanto, no Japão, a oposição a voos de teste em Iwakuni é crescente. Considerando isso, o governo japonês anunciou que as aeronaves Osprey não serão testadas em Iwakuni até que a sua segurança tenha sido garantida. No entanto, ainda restam incertezas sobre qual seria a reação do governo caso os resultados das investigações que devem ser divulgados em breve coloquem em dúvida a segurança das aeronaves Osprey.

O comentarista conclui afirmando desejar que o governo lide com o tema com a máxima consideração, já que isso é um assunto que pode ter um impacto significativo sobre as relações entre o Japão e os EUA.

Este foi o Comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário