domingo, 8 de julho de 2012

Conferência de auxílio ao Afeganistão divulga comunicado em Tóquio

Representantes das dezenas de nações participantes da conferência de auxílio ao Afeganistão, em Tóquio, prometeram doar ao país, até 2015, a quantia de 16 bilhões de dólares.

Os representantes dos cerca de 80 países e organismos internacionais encerraram domingo o encontro com a divulgação de um comunicado. Entre os participantes estavam o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Eles decidiram manter a sua assistência ao Afeganistão mesmo após a retirada das tropas internacionais comandadas pela Otan, até o fim de 2014. Comprometeram-se a doar 16 bilhões de dólares, até 2015, para projetos de reconstrução e desenvolvimento.

As nações participantes acertaram a realização de uma conferência ministerial a cada dois anos para assegurar que os países que ajudam financeiramente o Afeganistão e o próprio Afeganistão estejam tomando medidas para atingir seus objetivos.

Falando a jornalistas, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Koichiro Gemba, disse pensar que o seu governo foi capaz de assumir a liderança no envio de uma mensagem estratégica no sentido de que a comunidade internacional estará engajada no desenvolvimento sustentável do Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário