quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sentimento anti-chinês entre os japoneses atinge nível recorde

Uma pesquisa conduzida de forma conjunta tanto no Japão como na China revela que o sentimento anti-chinês no Japão atingiu um recorde de 84%, ao passo que o sentimento anti-japonês na China registrou 65%.

A pesquisa foi feita entre abril e maio pela organização de pesquisas sem fins lucrativos Genron NPO no Japão, e pelo jornal estatal chinês em língua inglesa China Daily. Foram entrevistados 1.000 cidadãos japoneses e 1.627 chineses.

O percentual de japoneses que possuem sentimentos negativos com relação à China subiu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, atingindo o mais alto nível desde que a pesquisa foi iniciada em 2005.

Setenta por cento dos entrevistados japoneses e 51% dos chineses mencionaram a disputa envolvendo as ilhas Senkaku no Mar da China Oriental como o principal obstáculo à melhora das relações.

Os governos do Japão e da China têm buscado alcançar relações amigáveis em preparação às celebrações dos 40 anos de relações diplomáticas neste ano. No entanto, esta mais recente pesquisa sugere que a hostilidade entre os povos das duas nações está aumentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário