quinta-feira, 14 de junho de 2012

Principais partidos políticos japoneses chegam a um acordo sobre órgão regulatório nuclear

Os três principais partidos políticos do Japão alcançaram um acordo final a respeito de um projeto de lei para estabelecer uma nova organização regulatória nuclear.

Representantes do partido governista, o Partido Democrata, e de dois partidos de oposição, o Partido Liberal Democrático e o Partido Komei, selaram o acordo na quinta-feira.

O acordo prepara o terreno para o lançamento de uma nova comissão regulatória até setembro. A independência da comissão seria legalmente garantida. A atual Agência de Segurança Nuclear e Industrial pertence ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Uma questão final, que foi resolvida na quinta-feira com o acordo, envolvia um conselho que seria criado no gabinete do Japão, encarregado de estudar medidas de prontidão para desastres nucleares.

O primeiro-ministro presidiria o mencionado conselho, que consistiria de todos os ministros do gabinete. O chefe da nova comissão regulatória seria o vice-presidente do conselho, junto com o secretário-chefe do gabinete e o ministro do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário