terça-feira, 5 de junho de 2012

Ministro da Agricultura do Japão questiona benefícios da Parceria Transpacífica

O novo ministro da Agricultura do Japão, Akira Gunji, questionou se o Japão deve participar do acordo de livre-comércio transpacífico, conhecido como Parceria Transpacífica, de sigla TPP, se isso significar a eliminação de todas tarifas.

Com algumas autoridades governamentais buscando motivos para participar das conversações preparatórias da parceria, o ministro da Agricultura afirmou na terça-feira que o Japão tem outras opções.

Entre elas estão a proposta de uma região de livre-comércio que engloba toda a Ásia e o Pacífico, além de um acordo trilateral de livre-comércio entre Japão, China e Coreia do Sul.

Gunji disse que é importante que o Japão decida se a TPP é a melhor das opções.

O ministro da Agricultura disse que é importante considerar todas as implicações da parceria, além da questão da participação do Japão na elaboração das regras. Ele disse que é difícil determinar se a eliminação de todas as tarifas seria benéfica aos interesses nacionais do Japão.

Algumas autoridades governamentais afirmam que a participação do Japão nas negociações deste ano deve ser decidida antes do início da cúpula do G20, que começa no dia 18 de junho no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário