quarta-feira, 13 de junho de 2012

Governo japonês diz que China exportou veículos militares para a Coreia do Norte

O governo japonês afirmou que um navio registrado no Camboja, que partiu da China rumo à Coreia do Norte, em agosto do ano passado, transportava veículos que poderiam ser utilizados para o lançamento de mísseis balísticos.

O Japão vai relatar a descoberta às Nações Unidas como uma possível violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que proíbem as exportações de equipamento militar para a Coreia do Norte.

Funcionários da Guarda Costeira, da polícia e da alfândega japonesa disseram ter descoberto documentos sobre o carregamento em questão durante uma busca empreendida no navio de registro cambojano, no Porto de Osaka, em outubro de 2011.

Os documentos indicam que o navio transportou quatro veículos de grande porte WS51200, desde Xangai, na China, até a cidade norte-coreana de Nampho.

Segundo o governo japonês, é altamente provável que esses veículos sejam os mesmos que foram exibidos como plataformas de lançamento durante um desfile militar realizado na Coreia do Norte, em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário