segunda-feira, 28 de maio de 2012

Índia quer estreitar laços econômicos com Mianmar

O premiê indiano, Manmohan Singh comprometeu-se a avançar na assistência econômica a Mianmar para ajudar a nação a se democratizar. A ação tem como finalidade criar uma contraposição à crescente influência da China no país do sudeste asiático.

Singh encontrou-se com o presidente de Mianmar Thein Sein na segunda-feira, após chegar à capital do país, Naypyidaw, no domingo.

Durante a reunião, Singh prometeu expandir a assistência da Índia a Mianmar, em especial na construção de sistemas de transportes conectando as duas nações. Singh também disse que a Índia está pronta para compartilhar sua experiência democrática com Mianmar.

A Índia não seguiu as sanções do ocidente contra Mianmar e continuou com sua assistência em projetos de construção, incluindo instalações portuárias. Ainda assim, a Índia tem ficado atrás da China, que está expandindo sua influência política e econômica em Mianmar através de ajuda em altas quantias.

Singh é o primeiro premiê indiano a visitar Mianmar em 25 anos. Ele se encontrará como a líder pró-democracia Aung San Suu Kyi na terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário