segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ex-primeiro-ministro do Japão pede fim do uso de energia nuclear no país

O ex-primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse que o acidente nuclear em Fukushima o convenceu de que, por motivos de segurança, o Japão deve acabar com a sua dependência de energia nuclear.

Na segunda-feira, Naoto Kan participou de um audiência de um comitê indicado pelo Parlamento para investigar o acidente na usina nuclear Fukushima 1, que se iniciou no dia 11 de março do ano passado. Ele apresentou desculpas por não ter evitado, na posição de chefe do governo, o acidente.

Kan disse que uma agência de segurança nuclear não havia se pronunciado sobre o que aconteceria em um acidente como o ocorrido. Além disso, de acordo com ele, o governo não havia recebido informações a partir de outras fontes.

O ex-primeiro-ministro criticou aquilo que classificou como um círculo fechado composto por tomadores de decisão em matéria nuclear, especialistas e membros da classe empresarial. Tal grupo teria tentado manter o seu poder sem qualquer ponderação após o acidente.

O comitê planeja preparar um relatório sobre sua investigação no mais tardar até o próximo mês e apresentá-lo aos líderes das duas casas do Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário