terça-feira, 29 de maio de 2012

Câmara de Comércio Brasil-Japão premia personalidades que contribuiram para o comércio bilateral

A Câmara de Comércio Brasileira no Japão realizou nesta terça-feira um evento para homenagear personalidades que contribuíram no incremento do comércio bilateral entre Brasil e Japão.

O repórter Ewerthon Tobace acompanhou a cerimônia e traz mais informações diretamente do local.

O CCBJ Awards Person of the Year foi realizado no luxuoso Hotel Imperial, na capital japonesa, e reuniu empresários e personalidades do Brasil e do Japão.

O prêmio para o representante brasileiro foi entregue ao ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. O mesmo prêmio para o representante japonês foi entregue ao ex-presidente do Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC), Hiroshi Watanabe.

José Sergio Gabrielli é atualmente o secretário do Planejamento do Governo Estadual da Bahia e Hiroshi Watanabe se tornou vice-presidente do JBIC desde abril.

Gabrielli disse estar muito feliz com o prêmio e acredita que este tipo de homenagem ajuda na promoção do intercâmbio entre os dois países.

"Esse prêmio primeiro é um reconhecimento da imporância da Petrobras no relacionamento entre Brasil e Japão. A Petrobras tem uma longa história de relacionamento com as empresas japonesas e com o JBIC."

Gabrielli falou também que houve um aumento progressivo dos investimentos japoneses no Brasil nos últimos anos, após um período sem muitos acordos entre os dois países.

"E esse aumento do investimento direto japonês agora é um pouco diferente do que foi no passado. Ele é um investimento complementar ao crescimento brasileiro. A economia brasileira é uma economia que está crescendo e ela é uma economia com grandes recursos naturais, com grande possibilidade de produzir alimentos e o Japão pode contribuir na transferência de tecnologia, no aporte de capital e na compra de produtos brasileiros para atender o mercado japonês."

Com o apoio da Embaixada brasileira no Japão, a CCBJ organiza o evento anualmente para homenagear personalidades que contribuíram no incremento do comércio entre os dois países.

Os dois troféus entregues aos premiados deste ano foram idealizados e confeccionados pelos artistas japoneses radicados no Brasil Yutaka Toyota e Tomie Ohtake.

O evento deveria ter sido realizado em 2011, mas em respeito às vítimas do tsunami e do terremoto que atingiram o nordeste do Japão, ele foi adiado para este ano.

Ewerthon Tobace, de Tóquio, para a NHK World Rádio Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário