terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coreia do Norte reage negativamente a acordo de mísseis entre EUA e Coreia do Sul

Pyongyang reagiu veementemente ao anúncio de que a Coreia do Sul e os Estados Unidos haviam fechado um acordo para o posicionamento em território sul-coreano de mísseis de longo alcance capazes de atingir toda a Coreia do Norte.

Na terça-feira, a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte emitiu uma declaração na qual afirma que suas forças estratégicas de foguetes poderiam atingir não somente bases na Coreia do Sul, mas também o Japão, Guam e a porção continental dos Estados Unidos.

O documento afirma que a Coreia do Norte está pronta para reagir aos ataques com mísseis ou armas nucleares de igual para igual, acrescentando que tudo depende somente de sua vontade de partir para a ação.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul anunciaram, no domingo, que a distância para o posicionamento de mísseis balísticos no território sul-coreano como uma forma de dissuasão contra a Coreia do Norte será estendida para 800 quilômetros, ou seja, mais que o dobro do limite atual. Essa distância cobriria todo o território norte-coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário