terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conferência sobre preparação contra desastres tem início em Sendai

Uma conferência internacional sobre preparação contra desastres e desenvolvimento teve início na terça-feira em Sendai, na região nordeste do Japão, que foi atingida por um terremoto e tsunami em março de 2011.

A conferência acontece concomitantemente aos encontros anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, entre terça-feira e domingo, que ocorrem pela primeira vez em 48 anos em Tóquio.

O encontro em Sendai, organizado pelo governo japonês e pelo Banco Mundial, tem como objetivo mostrar ao mundo a recuperação da região atingida pelo desastre de 2011. Autoridades governamentais de muitos países participam.

Durante a cerimônia de abertura, na terça-feira, o ministro da Reconstrução, Tatsuo Hirano, disse que o Japão se recuperou todas as vezes em que ocorreram desastres, aprendendo muitas lições. Disse, ainda, que o Japão espera, por meio de sua própria recuperação a partir do mais recente desastre, dar uma retribuição à ajuda que foi dada por muitos países.

Em discuro, o diretor executivo do Banco Mundial, Mahmoud Mohieldin, mencionou a necessidade de medidas de prevenção a desastres em países em desenvolvimento. Disse, também, que preparações contra desastres não podem ser ignoradas no fornecimento de ajuda aos países em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário