domingo, 2 de setembro de 2012

Pyongyang dará prioridade à devolução de restos mortais de japoneses

Uma autoridade da Coreia do Norte deu indicações de que, na próxima reunião com o Japão, o país irá dar prioridade à questão da devolução de restos mortais de japoneses.

Yu Song il, chefe da divisão japonesa da chancelaria norte-coreana, conversou com repórteres no aeroporto em Pequim antes de retornar ao país no sábado.

Ele e Keiichi Ono, chefe da Divisão do Nordeste Asiático da chancelaria japonesa, encerraram as conversações de 3 dias na capital chinesa na sexta-feira.

Yu afirmou que eles tiveram discussões profundas sobre questões de interesse mútuo. Ele acrescentou que representantes da Cruz Vermelha dos dois países concordaram recentemente que o envolvimento de governo é necessário para resolver a questão de restos mortais de japoneses enterrados no território, que hoje corresponde à Coreia do Norte. A região estava sob domínio japonês até 1945.

No último encontro entre os dois países, eles concordaram em realizar reunião com a participação de autoridades de cargo mais elevado, o quanto antes, para discutir as questões de interesse mútuo.

Perguntado por repórteres se elas incluem os casos de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte, Yu respondeu somente que esta questão será tratada através de canais diplomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário