sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Presidente sul-coreano Lee Myung-bak determinado a restaurar sua liderança

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, planejara visitar na sexta-feira as Ilhas Takeshima, com o possível intuito de restaurar sua liderança no país.

A permanência de Lee no poder continua em dúvida em seguida a uma série de escândalos de suborno envolvendo seu irmão e ex-assessores. Seu mandato presidencial termina em fevereiro do ano que vem.

Lee está enfrentando crescentes críticas relacionadas com a forma de tratar da disputa territorial com o Japão. Ele também está sob pressão na questão envolvendo mulheres coreanas que foram forçadas a trabalhar em prostíbulos servindo a soldados japoneses durante a Segunda Grande Guerra.

Os partidos da oposição na Coreia do Sul estão pedindo a adoção de uma posição mais severa em relação ao Japão. A resposta de Lee para tais questões poderá influenciar a seleção do candidato do partido governista para a eleição presidencial programada para dezembro vindouro.

A próxima quarta-feira é a data que marca os 67 anos da independência da Coreia do Sul do jugo colonial japonês, e o sentimento nacionalista no país sobre questões pendentes deverá aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário