sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cruz Vermelha do Japão e da Coreia do Norte discutem a questão da devolução de restos mortais

Funcionários da Cruz Vermelha do Japão e da Coreia do Norte afirmam que vão pedir aos seus governos que participem das conversações para discutir a devolução de restos de japoneses que morreram por volta do fim da Segunda Guerra Mundial, em áreas que hoje correspondem à Coreia do Norte.

A decisão foi tomada durante 2 dias de discussões, que foram encerradas na sexta-feira em Pequim. O encontro é o primeiro do gênero a ser realizado em 10 anos entre autoridades da Cruz Vermelha dos dois países. Não há laços diplomáticos entre o Japão e a Coreia do Norte.

Segundo a Sociedade da Cruz Vermelha do Japão, o lado norte-coreano concordou em fazer esforços para que os restos mortais sejam devolvidos e para que os parentes dos falecidos possam visitar os túmulos.

Osamu Tasaka, diretor-geral do Departamento Internacional da Sociedade da Cruz Vermelha do Japão, disse, em uma entrevista coletiva em Pequim, que quer realizar a próxima rodada de negociações com a participação de autoridades dos dois governos o mais cedo possível.

Ri Ho Rim, secretário-geral da Sociedade da Cruz Vermelha da Coreia do Norte, por sua vez, disse a repórteres que os dois lados concordaram sobre algumas questões e que vão continuar a discutir outros temas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário