domingo, 1 de julho de 2012

Presidente chinês pede patriotismo nos 15 anos de devolução de Hong Kong

O presidente da China, Hu Jintao, pediu à população de Hong Kong que se una em patriotismo na passagem dos 15 anos desde a devolução do território ao domínio chinês pelo Reino Unido.

Estiveram presentes na cerimônia que comemorou a data aproximadamente 2 mil personalidades dos mundos político e empresarial da região autônoma e do resto da China. O chefe de Estado deu posse ao 3.o Chefe Executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying.

Em pronunciamento que fez na cerimônia, o presidente da China atribuiu a atual prosperidade de Hong Kong à política de "um país e dois sistemas", que concedeu à antiga colônia britânica um elevado nível de autonomia em relação ao governo chinês.

Hu Jintao declarou ser preciso formar pessoas capazes de amar a China e Hong Kong, principalmente jovens políticos de talento, para dar sustentação à prosperidade do território e à estabilidade para a China como um todo.

Na cerimônia, um dos presentes reclamou em alta voz que o sistema unipartidário da China deveria acabar e exigiu a libertação de ativistas pró-democracia. Foi imediatamente retirado da área da celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário