terça-feira, 17 de julho de 2012

Japão quer confirmação da segurança das aeronaves militares Osprey

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, reafirmou que o país não permitirá a operação das aeronaves militares norte-americanas Osprey no Japão até que a sua segurança esteja provada.

Noda discutiu a questão na terça-feira com os membros do gabinete, incluindo o ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, e o ministro das Relações Exteriores, Koichiro Gemba.

Os Estados Unidos planejam transportar as aeronaves Osprey à base aérea do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos em Iwakuni, que fica na província de Yamaguchi, a fim de realizar voos-teste e trabalhos de manutenção. A transferência da aeronave de transporte para a base aérea de Futenma do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos, em Okinawa, está prevista para mais tarde. O início da operação está previsto para o começo de outubro.

Na reunião de terça-feira, relatou-se que os Estados Unidos haviam afirmado que as Ospreys chegariam à base de Iwakuni no início da próxima semana.

Os ministros concordaram que o Japão deveria confirmar a segurança das Ospreys em resposta às preocupações crescentes em Okinawa, Yamaguchi e outras partes do Japão. A aeronave de rotor inclinado esteve envolvida em acidentes, incluindo duas quedas recentes no Marrocos e na Flórida, Estados Unidos. Os ministros decidiram que o Japão enviará um grupo de especialistas aos Estados Unidos e reforçou a política de não permitir voos das Ospreys até a confirmação de sua segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário