sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desertor sírio de alto escalão pede apoio a países vizinhos

Um desertor militar sírio de alto escalão está visitando os países vizinhos, aparentemente para ganhar apoio para derrubar o governo do presidente Bashar al-Assad.

Manaf Tlas, ex-general brigadeiro, encontrou-se com o ministro do exterior da Turquia, Ahmet Davutoglu, em Ancara, ontem, quinta-feira. Acredita-se que eles tenham discutido a possibilidade de cooperação entre a Turquia e os desertores sírios.

Antes de ir à Turquia, Tlas visitou a Arábia Saudita. Ele disse à imprensa local que está tentando conseguir fazer com que a Arábia Saudita e outras nações ajudem a Síria a sair da atual crise.

Tlas disse que está pedindo aos grupos da oposição dentro e fora da Síria para se unirem. Ele acrescentou que é impensável que Assad permaneça no posto de presidente após a crise.

Tlas fugiu da Síria e pediu asilo na França no início de julho.

Outras autoridades militares de alto escalão e diplomatas deixaram o governo de Assad quando o país entrou em estado de guerra civil.

Contudo, os dissidentes ainda não encontraram um líder. Permanece indefinido se o apelo por união de Manaf Tlas ganhará apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário