quinta-feira, 26 de julho de 2012

AIEA avalia resistência a terremotos da usina de Onagawa

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai examinar, na próxima semana, uma usina nuclear situada no nordeste do Japão, a fim de verificar como esta foi afetada pelo terremoto de 11 de março do ano passado.

Dados sobre algumas usinas nucleares situadas no norte e no leste do Japão indicam que a intensidade do terremoto ultrapassou o nível máximo estimado por projetadores da usina.

Não foi constatado nenhum impacto claro do terremoto sobre equipamentos e instalações essenciais para a segurança da usina, mas o desastre aumentou a conscientização global sobre a vulnerabilidade dos reatores a sismos.

Funcionários da AIEA e especialistas estrangeiros vão visitar a usina nuclear de Onagawa, na província de Miyagi, na segunda-feira, para uma avaliação in loco.

A Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão afirma que a equipe vai ingressar nas instalações dos reatores 1 até o 3 para examinar o sistema de tubulação e de resfriamento. Eles também vão verificar a condição das piscinas de combustível nuclear.

A AIEA fez um levantamento cobrindo os danos ocorridos na usina nuclear Fukushima 1 e monitorou as atividades de descontaminação promovidas na província de Fukushima.

Contudo, esta é a primeira vez desde o desastre do ano passado que a organização vai avaliar o nível de resistência a terremotos de uma usina nuclear no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário