terça-feira, 7 de agosto de 2012

Partido oposicionista japonês concorda em votar projeto de aumento de impostos

O maior partido de oposição do Japão, o Liberal Democrático, concordou em votar, na quarta-feira, um projeto de lei controverso sobre aumento de impostos.

A decisão foi tomada durante um encontro entre líderes do partido na terça-feira.

Anteriormente, o Partido Liberal Democrático ameaçava propor uma moção de censura contra o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, caso ele não prometesse dissolver a Câmara Baixa antes da proposta votação.

No entanto, o partido cedeu e concordou com uma proposta do governista Partido Democrata do Japão de votar o projeto num comitê especial da Câmara Alta na quarta-feira.

Atualmente, o projeto de lei que busca dobrar o imposto sobre o consumo até o ano de 2015 está em discussão na Câmara Alta, depois de já ter sido aprovado na Câmara Baixa.

Alguns funcionários de alto escalão do Partido Liberal Democrático expressaram sua preocupação com a reação do público caso o partido de oposição cancele um acordo anterior com os Democratas para apoiar o aumento do imposto.

Os executivos do partido deixaram a questão a respeito de submeter a moção de censura contra Noda a critério do líder do partido Sadakazu Tanigaki.

Em uma movimentação paralela, vários partidos de oposição submeteram uma moção de não-confiança contra o gabinete do primeiro-ministro Noda na terça-feira.

O Partido Liberal Democrático está considerando submeter uma moção de não-confiança em separado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário